Conhecendo um pouco mais sobre as

Simulações da ONU!

Como funciona?

Fonte da imagem: ONU/dw.com
Fonte da imagem: ONU/dw.com

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem um papel fundamental em nossas vidas. Entre os seus objetivos estão: manter a paz e a segurança internacional, proteger os direitos humanos, promover ajuda humanitária e promover o desenvolvimento sustentável. Para alcançar estas nobres causas é preciso fazer um trabalho de cooperação e mediação com 193 Estados soberanos. Portanto, é admirável a capacidade das pessoas que dirigem essa organização internacional de se comunicar e compreender diferentes pontos de vista.

A oportunidade de aprendizado com essa organização é enorme, por isso, ao longo dos anos, foi desenvolvido o modelo de simulação da ONU. Esse modelo visa o entendimento na prática de como são realizadas as atividades das Nações Unidas. A ideia principal é que os participantes possam vivenciar uma reunião da ONU e propor ideias para solucionar problemas globais do momento. É uma simulação fiel às atividades da ONU. Em troca, cada participante acaba por desenvolver a sua capacidade de síntese, análise, oratória, comunicação, confiança e negociação.

Fonte: Portal 730
Fonte: Portal 730

As simulações da ONU ajudam estudantes a se desenvolverem pessoalmente e profissionalmente e, geralmente, funcionam da seguinte forma: os participantes representam um Estado Membro em uma reunião de um dos comitês da ONU como, por exemplo, representar o Brasil no comitê da UNESC.

Durante a simulação, os participantes irão discutir e negociar, com os países daquele comitê, possíveis ações e propostas de melhoria para a questão internacional em pauta. Aqui, as técnicas de negociação, oratória e análise crítica são fundamentais para embasar e comunicar com eficiência o ponto de vista do Estado representado. Os participantes devem realizar pesquisas sobre as questões reais que seus países estão enfrentando, como cultura, geografia, economia, política, direito e história do país, a fim de formular as resoluções finais. Dessa forma, os estudantes são desafiados a irem além das suas visões pessoais de mundo e comunicar aos outros delegados os interesses do país que estão representando.

Fonte: Reprodução/ Internet
Fonte: Reprodução/ Internet
Fonte: Série Eu Nunca/ Netflix
Fonte: Série Eu Nunca/ Netflix

Inscrições encerradas

O evento CSP ONU acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de junho, unindo estudantes de diversos lugares para juntos debaterem a respeito de temáticas super importantes.

As inscrições foram encerradas hoje e os participantes receberão algumas orientações iniciais em seus e-mails de cadastros.

Estamos ansiosos para este evento, até lá!

Fale Conosco
1
Bem vindo ao nosso canal exclusivo. Clique no botão para abrir o chat e conversar com a nossa equipe pelo WhatsApp.